Médicos sem Fronteiras!

Médicos sem Fronteiras!
Médicos sem Fronteiras! Doe 30 reais por mês...

quinta-feira, 21 de março de 2013

Semana da água de 2013!



Semana da água de 2013!

A água é a base da vida em nosso planeta, apenas uma quota de menos de um por cento de toda a água  está disponível para nós, para quase 7 bilhões de pessoas e uns  milhares de ecossistemas aquáticos fica cada vez mais difícil a sobrevivência.



Mudar os hábitos e fazer algo concreto?!


Como os grupos locais de proteção das águas podem evitar ou reduzir os riscos de futura falta de água?!



 Disputas relacionadas com a água?!

Controle de quem pode participar ou não dos comitês da água?!

São perguntas ou afirmações que certamente um dia querendo ou não, estaremos contidos nelas.
 Além disso, esforços proativos das empresas de tratamento de água não deveriam visar somente melhorar a qualidade da água e a disponibilidade. Mas sim ajudar a construir uma consciência na população, e também não poupar esforços na luta em criação de redes de tratamento de esgoto.Vejo o tratamento da água sendo feito e logo abaixo sendo jogado todo esgoto de uma cidade, sedo que nas cidades abaixo utilizam da mesma água "esgotada"; refazem o tratamento; com certeza com uma quantidade de produtos químicos muito maior e assim vai  cidade por cidade até o mar.
Por falar em produtos químicos, será que ainda é usado um a base de alumínio no tratamento da água?

O alumínio tem seu efeito acumulativo no corpo humano. 

 Vejo projetos sendo criados no papel e o esgoto jogado no rio arroios sanga se nenhum tratamento.
 Esses esforços certamente nunca funcionarão sem a responsabilização de empresas e entidades que se comprometem criam projetos só como forma de defender-se no caso de alguma cobrança da população. Falta; participação direta em desenvolvimento de sistemas de água locais, provisão de fundos ou de tecnologia apropriada, educação, e planejamento de recursos hídricos.











Como muitos debates políticos, questões sobre a água são muitas vezes gravemente polarizadas. Condições locais variam de região para região, fazendo com que a maioria das generalizações fiquem difíceis e inadequada para a realidade de algumas cidades. Em alguns locais o consumo consciente da  água assusta; por as comunidade já estarem acostumadas com o uso não corporativo dos recursos hídricos locais, só com um  longo período de seca potencial o problemas locais realmente aparecem e os esforços são rapidamente jogados à população, e só ai; o público e indagado  das decisões sobre a água.











 Para melhorar a soluçao prática, e trabalhar com grupos locais sobre a educação e divulgação dos problemas de secamento de vertentes e diminuição de volume de águas em arroios e rios, seria a criação de responsabilidade de recursos hídricos em cada propriedade. Sim existe, mas é bem superficial e pouco recupera e pouco protege nossa água doce, 15 metros de mata ciliar é uma piada, qualquer chuva de 10 mm  lava as lavouras levando grande quantidade de areias para dentro de arroios e rios, assoreado mais rápido; como querem alguns deputados e senadores.




 A experiência tem mostrado que a identificação precoce de problemas na manutenção das águas das vertentes e suas necessidades relacionadas com o fim da água doce do Planeta só terão grandes resultado com idéias simples e inovador, como reportagem do dia 17 de março de 2013.

 Projeto em Extrema, MG, paga proprietário rural como prestador de serviços ambientais.




Iniciativa gerando benefícios para o produtor é o que queremos,  produtores no Brasil com apoio técnico e financeiro para converter a irrigação consciente em alimento, o que pode ajudá-los a reduzir o uso de água, reduzir a necessidade de pesticidas, e aumentar significativamente a cultura da preservação. Com outros exemplos, mais pesquisas serão necessárias para ajudar à baixa quantitativamente os fatores relacionados com o risco  de secamento.





22 de Março dia Mundial da água.







Marcelo Coimbra da Silva/ Grupo Gaaia Candelária-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário